Dia do Artesão: Prefeitura celebra a preservação da cultura e arte em Petrolina

Por CompartilharnaRede
19 de Março de 2025
Visualizações: 68
Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia do Artesão. Em Petrolina, a Oficina do Artesão Mestre Quincas se destaca não apenas como um centro de comercialização, mas também como um espaço de preservação da cultura nordestina e da história do município. O trabalho dos artesãos é mais do que uma forma de expressão artística, é uma demonstração de resistência cultural, onde as tradições da região são transmitidas para as futuras gerações e valorizadas por todos que visitam o local.
 
Considerado um dos poucos locais onde é possível ver ao vivo os artistas fabricarem as peças, o espaço recebe cerca de 700 visitantes por mês e funciona todos os dias da semana, abrigando 36 artistas da região. No local,que é  administrado pela Prefeitura Municipal,   é possível encontrar artigos e esculturas esculpidas em barro, cerâmica, fibra, pedra e madeira, além de uma grande variedade de peças com bordados, rendas, fuxico e couro. Antônio de Menezes é um dos artesões que trabalha no equipamento e relata um pouco da sua história. “Eu comecei a trabalhar com artesanato aos 11 anos. Desde o início me apaixonei pela atividade, apesar da resistência de meus pais, que eram agricultores e não compreendiam o ofício. Superei as dificuldades, fiz um curso de artesanato e, aos 14 anos, já era artesão profissional. Acompanhei quando o artesanato passou a ser cada vez mais valorizado. Hoje ele é reconhecido como uma verdadeira obra de arte”, destaca.
 
O artesão Nivandro Félix destaca a importância dessa atividade, ressaltando o valor cultural e econômico do artesanato. “Trabalho com as carrancas de São Francisco e sou muito grato por viver dessa arte, que é uma escolha que fiz entre várias profissões. O artesanato é uma expressão de dedicação e amor. Cada peça vendida representa o reconhecimento pessoal. Na oficina do artesão de Petrolina trabalhamos com qualidade, minhas peças chegaram até a Alemanha e ao Japão. Cresci no ambiente da arte, sendo filho de artesão, e tive a honra de seguir os passos do meu pai, Wando das Carrancas”, explica.
 
A Oficina do Artesão está localizada na Avenida Cardoso de Sá, nº 11, Vila Eduardo. O espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.
 
Texto: Jhulyenne Souza - Assessora de Comunicação da Secretaria Executiva de Cultura
Fonte: Ascom Prefeitura de Petrolina

Imagens

Anúncio

Vídeos Patrocinados

Mais Acessadas

Ver Todas

Siga o Compartilhar na Rede

  • Compartilhar na Rede Facebook+
  • Compartilhar na Rede Google+
  • Compartilhar na Rede Twitter
  • Compartilhar na Rede Youtube
Últimos Usuários
Faça parte da comunidade do CompartilharnaRede.com.br
Participe!
Ranking

Cotações

Dólar R$ 0 %
Euro R$ 0 %
Fonte: currencyconverterapi.com, 17/04/2025 04:16:29
Salgueiro, PE
°C Tempo agora
Previsão do tempo hoje Hoje °  °
Previsão do tempo amanhã Amanhã °  °
Previsão do tempo °  °
Fonte: Yahoo Tempo, 17/04/2025 03:56:38
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK