Novo golpe faz de seu iPhone “refém”, mas você pode resolvê-lo facilmente
Por CompartilharnaRede
Se você é dono de um celular da Apple, fique atento. Isso porque um novo tipo de golpe quer pegar os usuários de iPhone desavisados e fazê-los pagar caro para recuperar os dados “sequestrados” de seus aparelhos. E o pior de tudo: muita gente nem mesmo vai saber que foi enganada até ser tarde demais.
O novo golpe funciona de maneira bastante simples, sendo ativado quando você navega aleatoriamente pelas páginas de internet com seu smartphone. Ao abrir um site, a mensagem abaixo é exibida, travando por completo o acesso às opções de navegação do Safari – o que, para quem não entende muito do aparelho, pode muito bem passar a impressão de que o sistema como um todo parou de funcionar.“http://i-phone-support.com
Aviso IOS – relatório de erro
Devido a um aplicativo third-party em seufone.
iOS travou
Contate o Suporte para uma correção imediata
+1-800-556-2901 (Livre de Custos)
Imediatamente!”
A mensagem, como você pode ver, traz também um número que pode variar de lugar para lugar (então não adianta pensar que não é um golpe só porque o telefone mudou). Segundo o site Metro, a pessoa a atender a ligação avisa que todas as suas informações do aparelho foram perdidas por culpa de um aplicativo de terceiros, dizendo em seguida que há um custo para “recuperar” seu smartphone.
O valor pedido para tal não é barato: a soma pedida por eles gira em torno de £ 50,00 – o equivalente a quase 250 reais.
É claro que um golpe desse tipo não pode ser aplicado mundialmente com tanta facilidade; por sorte, os EUA (de onde o golpe teve origem) e Reino Unido foram os únicos alvos, até o momento. Mas não é impossível que ele se espalhe pelo mundo todo, em um futuro não muito distante.
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Como reparar
Não há como negar que um golpe desses pode ser bastante preocupante. Felizmente, como havíamos dito anteriormente, ele apenas dá a impressão de que todo o sistema travou; ou seja, você pode usar seu celular normalmente, com exceção do próprio Safari. Além disso, os próprios fórums de suporte da Apple trazem uma solução para dar fim ao “sequestro” de seu navegador – basta seguir os passos abaixo:
- Pressione o botão Home para sair do Safari;
- Acesse as opções do aparelho e ligue o “Modo Avião”;
- Vá até as opções do Safari e limpe os dados de histórico e cookies no navegador;
- Reabra o Safari. O aviso deve ter desaparecido;
- Volte às opções e desligue o “Modo Avião”.
Pois é. Mesmo quem for alvo desse golpe pode se livrar da dor de cabeça em questão de poucos toques na tela, em um processo que toma apenas alguns segundos. Por mais fácil que seja dar fim a esse problema, torçamos que ele não chegue ao Brasil.